O Protocolo da Avaliação Física


Meu nome é Dani e antes de ler esse texto, entre no nosso grupo de Whatsapp.

exercicio-fisico

Determinação da Massa Corporal

Para determinação da massa corporal, o aluno deve estar em pé e com a menor quantidade de roupa possível, com os pés afastados para estabilizar o corpo sobre a balança. Atualmente, existem várias balanças digitais que podem ser usadas, apenas tomar cuidado para ter certeza de que ela esteja calibrada e nivelada.
Para isso, é importante usar balanças de precisão com boa aceitação no mercado. As balanças portáteis são interessantes pela praticidade de transporte, geralmente elas tem precisão de 100g, com o resultado expresso em kg.

Determinação da Estatura

Distância entre a planta dos pés ao vértex (ponto mais alto da cabeça). O aluno deve estar descalço com os pés unidos de costas para o estadiômetro, devendo obrigatoriamente estar com os braços soltos ao longo do corpo e a cabeça posicionada no Plano Horizontal de Frankfurt (olhando para frente).
Importante: manter as escápulas e os glúteos em contato com o aparelho (estadiômetro).
Quando o aluno estiver posicionado, pedir para que faça uma inspiração máxima, para daí sim colocar o aparelho sobre o ponto mais alto da cabeça, o estadiômetro deve ter precisão de 1 mm e os valores são expressos em cm.

Determinação dos Perímetros Corporais

Aqui o objetivo é determinar o perímetro, que é o contorno que delimita área ou região. Etapas para realizar as medidas de forma criteriosa, rápida e com precisão:
  • Usar um espelho e fundo para auxiliar a medida;
  • Usa-se uma fita metálica com precisão de 0,1cm;
  • Usar somente uma trena metálica. Além de fácil manuseio, é a única que é possível ser higienizada com álcool após o uso. As fitas plásticas com o tempo perdem a coloração, as escalas acabam sumindo e não é possível higieniza-las como nas metálicas e também são mais difíceis de determinar alguns pontos, pois são muito maleáveis.
  • Colocar a fita sobre a pele sem pressioná-la;
  • A trena deve sempre estar transversalmente ao segmento que esta sendo medido;
Existem diferentes protocolos na literatura, mas o ideal é usar sempre o mesmo padrão para possibilitar a comparação dos resultados em uma reavaliação, além de que, quando fazemos sempre o mesmo tipo de mensuração, a técnica fica cada vez mais apurada, minimizamos os erros durante as avaliações;
Quando utilizamos protocolos que possuem um único ponto como referência, não é necessário mensurar mais de uma vez o mesmo ponto. Porém, quando o protocolo sugere a determinação de uma região de maior perimetria, ou maior região aparente, se faz necessária a verificação mais uma vez, no mínimo de duas a três mensurações.
Pois, se o protocolo pede a maior circunferência aparente, não podemos ter certeza, que na primeira tentativa, já conseguimos achar esse ponto. A dica é identificar visualmente a maior circunferência e, partir desde ponto,mensurar pelo menos mais duas vezes, para se ter certeza que você identificou de maior perimetria.
Os pontos de medidas mais usados em avaliações em academias são:
  • tórax
  • braço
  • antebraço
  • abdômen
  • quadril
  • coxa
  • panturrilha


Quer se aprofundar no tema da avaliação? Eu fiz o combo de cursos da VOLL sobre Avaliação e me ajudou muito no conhecimento deste assunto. Com esse Curso você irá dominar por completo essa primeira etapa e nunca mais vai sentir medo na hora de avaliar alguém! Você vai aprender com 9 dos Melhores Profissionais do Brasil em 5 Módulos Completos com 10 Tipos de Avaliação que te tornarão um Profissional Especialista em diferentes formas de Avaliação. Clique aqui e saiba mais!

Informações sobre Cursos de Avaliação pelo Whatsapp clicando aqui ou por email clicando aqui

Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.