Critérios para a avaliação postural
Meu nome é Dani e antes de ler esse texto, entre no nosso grupo de Whatsapp.
Cada indivíduo apresenta características individuais de postura que podem vir a ser influenciada por vários fatores: anomalias congênitas e/ou adquiridas, má postura, obesidade, alimentação inadequada, atividades físicas sem orientação e/ou inadequadas, distúrbios respiratórios, desequilíbrios musculares, frouxidão ligamentar e doenças psicossomáticas.
A análise da postura envolve a identificação e a localização dos segmentos corpóreos relativos à linha de gravidade. É importante lembrar que a avaliação postural deve determinar se um segmento corporal ou articulação desvia-se de um alinhamento postural ideal. Portanto, podemos entender que na avaliação postural o paciente deve sentir-se à vontade e evitar rigidez e posições não-naturais.
A avaliação postural estática deve seguir alguns critérios importantes:
Posição do invidívuo: posicionaremos o indivíduo de forma que consigamos dar a volta por seu corpo. Não devemos mexe-lo durante a avaliação para não alterarmos suas influencias tônicas.
Posição do profissional: devemos nos posicionar exatamente na linha média do avaliado para que não haja nenhum tipo de interferência visual. Início: começamos com o indivíduo em pé, da maneira mais confortável possível e sempre começamos nossa análise de baixo para cima. Duração: devemos ser o mais rápidos possível em nossa análise. Também é preciso explicar ao avaliado que todos temos assimetrias, nosso objetivo é tentar deixar o avaliado o menos constrangido possível.
Vestimenta: a vestimenta ideal para a avaliação para as mulheres é um biquíni, já para os homens sunga. É impossível se realizar uma boa avaliação de top (que esconde parte dos processos espinhosos) ou de bermudas, no caso dos homens (a observação dos joelhos é imprescindível para nossa análise). Mãos: a apresentação das nossas mãos ao avaliado é muito importante, portanto elas devem estar aquecidas e serem firmes, para gerar segurança. Sobretudo, quando formos toca-lo devemos pedir sua permissão.
Maneira de falar: fale tranquilamente com o avaliado, mas com firmeza, explicando a necessidade de cada manobra da avaliação que será realizada.
Conheça o Combo "Avaliação na Fisioterapia" com ebooks completos de Fisioterapia.
Conheça o ebook Avaliação Completa: Personal Trainer com ebooks completos de Fisioterapia.
Informações sobre Ebooks de Avaliação pelo Whatsapp clicando aqui ou por email clicando aqui
Leave a Comment