O que é uma Avaliação Funcional do Movimento?


Meu nome é Dani e antes de ler esse texto, entre no nosso grupo de Whatsapp.

 



A Avaliação Funcional do Movimento Humano tem como objetivo identificar determinadas posturas compensatórias, possíveis disfunções musculares e detectar vícios de movimentação que podem causar lesões de diversos tipos, por exemplo muscular, ligamentar, articular dentre outras. 

Trata-se de uma avaliação em que o profissional vai montar um perfil muscular levando em conta possíveis posturas erradas, disfunções musculares ou erros de movimentação, que podem causar lesões e outros transtornos. 

Um programa de exercícios inspirado na avaliação funcional deve ter embasamento em anatomia, cinesiologia e biomecânica, por exemplo, as quais nos permite construir mecanismos de movimentos corretos contribuindo para e evolução e prevenção de lesões. 

É importante inspecionar e entender os aspectos fundamentais do movimento humano, apenas depois de analisar movimentos simples poderemos preparar o cliente para desempenhar uma ampla variedade de atividades mais complexas. 

A Avaliação Funcional do Movimento Humano (ou FMS, do inglês Functional Movement Screen) é uma anamnese que identifica posturas erradas, disfunções e detecta vícios ou erros de movimentação durante um exercício. 

O sistema FMS é formado por sete testes de movimento que exigem um equilíbrio entre mobilidade e estabilidade sendo um instrumento para pontuar e classificar. Neste padrão de avaliação, o indivíduo realiza movimentos em diversos planos e posições onde as fraquezas, desequilíbrios, assimetrias e limitações se tornam mais evidentes. 

A avaliação permite descobrir se há padrões problemáticos, expondo a disfunção ou a dor dentro dos padrões básicos de movimento. Uma avaliação funcional do movimento é feita com informações precisas sobre as condições de saúde e histórico clínico do aluno. De posse dessas informações, o avaliador aplica o teste de movimentos para avaliar a estabilidade do corpo, a mobilidade e a postura. 

O objetivo desse tipo de avaliação é justamente encontrar o ponto fraco do avaliado para, desse jeito, prescrever a melhor conduta de treino e evitar problemas futuros. Depois da montagem do histórico do paciente, é aplicado um teste, onde ele é submetido a uma série de sete exercícios de movimentos padrões. 

São eles: 

agachamento profundo; 
passo sobre a barreira; 
avanço em linha ou afundo; 
elevação da perna estendida; 
mobilidade dos ombros; 
flexão dos braços com estabilidade do tronco estabilidade rotacional. 




Em cada um desses movimentos diversos outros detalhes são observados para que se possa ter uma real noção da capacidade do aluno em realizá-los. 

São eles: 
estabilidade da lombar, core, pelve, joelhos e arco plantar; 
mobilidade glenoumeral, torácica, quadril e do tornozelo; 
dissociação de quadril; flexibilidade muscular e dinâmica; 
equilíbrio; ativação muscular; concentração e postura; 
amplitude do movimento. 

Para cada etapa, e segundo os critérios acima, é montado um ranking com notas de 0 a 3, que são dadas de acordo com a facilidade ou dificuldade do observado em reproduzir o movimento. 

A partir desse ranking é montado o perfil de exercícios do aluno para que ele possa obter o máximo de rendimento na sua proposta e tenha diminuído o risco de lesões. 

Após um período do teste, é recomendado ainda que o analisado passe por nova avaliação para identificar possíveis melhoras na condição física e/ou fazer novos ajustes em seu perfil de exercícios.





Quer se aprofundar no tema da avaliação? Eu fiz o combo de cursos da VOLL sobre Avaliação e me ajudou muito no conhecimento deste assunto. Com esse Curso você irá dominar por completo essa primeira etapa e nunca mais vai sentir medo na hora de avaliar alguém! Você vai aprender com 9 dos Melhores Profissionais do Brasil em 5 Módulos Completos com 10 Tipos de Avaliação que te tornarão um Profissional Especialista em diferentes formas de Avaliação. Clique aqui e saiba mais!

Informações sobre Cursos de Avaliação pelo Whatsapp clicando aqui ou por email clicando aqui

Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.