Avaliação Dinâmica nos aparelhos de Pilates


Meu nome é Dani e antes de ler esse texto, entre no nosso grupo de Whatsapp.






A avaliação de pilates em um sentido mais global nem sempre é realizada pelos profissionais de pilates, até por desconhecimento.

É importante realizar uma avaliação física, com testes de flexibilidade, força muscular, testes funcionais e posturais; solicitar exames de rotina; verificar se há medicações de uso contínuo ou eventual, mas também é preciso observar se o aluno tem dores crônicas e se a procura pelo método pilates é por indicação médica.

Deve ser feita uma tentativa de compreender inicialmente quem é esse aluno, o que ele pretende com a prática do método pilates e qual é a motivação que tem.

É importante também avaliar a história de movimento do aluno e a postura, pois ela reflete uma marca do padrão de movimento cotidiano dele. 

Além da amannese e da avaliação postrual, é extremamente importante a realização de uma avaliação dinâmica os aparelhos de pilates.

Pois estamos em constante movimento durante o dia-a-dia e estes movimentos necessitam ser avaliados, pois muitas das vezes a dor pode ser originada por movimentos executados de forma inadequada.

Ou até mesmo porque um segmento pode estar simétrico de forma estática e apresentar assimetria no momento em que se movimenta.

A Avaliação Dinâmica consiste em avaliar a forma em que o corpo se comporta em movimento.

Posturas desequilibradas têm reações compensadoras e o objetivo desta avaliação é identificar estas compensações e poder corrigi-las.

Na Avaliação Dinâmica observamos aspectos como flexibilidade, mobilização, coordenação, estabilidade, equilíbrio, força muscular e simetria durante o movimento.

Como a avaliação é feita para iniciação do método Pilates, iremos avaliar o aluno com os próprios movimentos do Pilates.

Dessa forma, devemos escolher um repertório de exercícios que possam facilitar a visualização dos segmentos com a mobilidade, flexibilidade e força de cada um deles. Não se esqueça de observar se há compensações em outro segmento para ser possível a realização do movimento.

Exercícios que podem se realizados este momento

Roll Down: Neste exercício pode-se observar a mobilização da coluna, alongamento de cadeia posterior, e possíveis desvios.

Swan: Com este exercício é possível avaliar a amplitude de movimento articular e o grau de força na musculatura extensora.

Roll up: Avaliação da força muscular de flexores de tronco (abdominais) além da mobilização de coluna e alongamento da cadeia posterior.

Bridge: Neste movimento avaliamos a forca muscular de cadeia posterior, amplitude de movimento e identificamos compensações como assimetrias, desvios e tensões.

Lembrando que estes movimentos são apenas um exemplo de exercícios do Método Pilates que podem ser utilizados durante a Avaliação Dinâmica.

A escolha dos exercícios irá depender do aluno, de sua patologia e das informações obtidas anteriormente com a anamnese e avaliação postural.




Quer se aprofundar no tema da avaliação? Eu fiz o combo de cursos da VOLL sobre Avaliação e me ajudou muito no conhecimento deste assunto. Com esse Curso você irá dominar por completo essa primeira etapa e nunca mais vai sentir medo na hora de avaliar alguém! Você vai aprender com 9 dos Melhores Profissionais do Brasil em 5 Módulos Completos com 10 Tipos de Avaliação que te tornarão um Profissional Especialista em diferentes formas de Avaliação. Clique aqui e saiba mais!

Informações sobre Cursos de Avaliação pelo Whatsapp clicando aqui ou por email clicando aqui

Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.