Critérios para a avaliação postural


Meu nome é Dani e antes de ler esse texto, entre no nosso grupo de Whatsapp.

Avaliação postural - Pra que serve? - Clínica Médica do Exercício ...


Cada indivíduo apresenta características individuais de postura que podem vir a ser influenciada por vários fatores: anomalias congênitas e/ou adquiridas, má postura, obesidade, alimentação inadequada, atividades físicas sem orientação e/ou inadequadas, distúrbios respiratórios, desequilíbrios musculares, frouxidão ligamentar e doenças psicossomáticas.

A análise da postura envolve a identificação e a localização dos segmentos corpóreos relativos à linha de gravidade. É importante lembrar que a avaliação postural deve determinar se um segmento corporal ou articulação desvia-se de um alinhamento postural ideal. Portanto, podemos entender que na avaliação postural o paciente deve sentir-se à vontade e evitar rigidez e posições não-naturais.

A avaliação postural estática deve seguir alguns critérios importantes:

Posição do invidívuo: posicionaremos o indivíduo de forma que consigamos dar a volta por seu corpo. Não devemos mexe-lo durante a avaliação para não alterarmos suas influencias tônicas.

Posição do profissional: devemos nos posicionar exatamente na linha média do avaliado para que não haja nenhum tipo de interferência visual. Início: começamos com o indivíduo em pé, da maneira mais confortável possível e sempre começamos nossa análise de baixo para cima. Duração: devemos ser o mais rápidos possível em nossa análise. Também é preciso explicar ao avaliado que todos temos assimetrias, nosso objetivo é tentar deixar o avaliado o menos constrangido possível.

Vestimenta: a vestimenta ideal para a avaliação para as mulheres é um biquíni, já para os homens sunga. É impossível se realizar uma boa avaliação de top (que esconde parte dos processos espinhosos) ou de bermudas, no caso dos homens (a observação dos joelhos é imprescindível para nossa análise). Mãos: a apresentação das nossas mãos ao avaliado é muito importante, portanto elas devem estar aquecidas e serem firmes, para gerar segurança. Sobretudo, quando formos toca-lo devemos pedir sua permissão.

Maneira de falar: fale tranquilamente com o avaliado, mas com firmeza, explicando a necessidade de cada manobra da avaliação que será realizada. 

A Avaliação Postural Estática adequada é a pré-condição para que se tenha um diagnóstico correto. Esta deve ser realizada em uma ordem específica para evitar erros.



Quer se aprofundar no tema da avaliação? Eu fiz o combo de cursos da VOLL sobre Avaliação e me ajudou muito no conhecimento deste assunto. Com esse Curso você irá dominar por completo essa primeira etapa e nunca mais vai sentir medo na hora de avaliar alguém! Você vai aprender com 9 dos Melhores Profissionais do Brasil em 5 Módulos Completos com 10 Tipos de Avaliação que te tornarão um Profissional Especialista em diferentes formas de Avaliação. Clique aqui e saiba mais!

Informações sobre Cursos de Avaliação pelo Whatsapp clicando aqui ou por email clicando aqui

Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.